Dra Alice2020-08-16T23:12:21+00:00Ah, os anticoncepcionais, certamente dos maiores causadores de polêmica da ginecologia, talvez da medicina. Então vamos trazer algumas VERDADES sobre as pílulas anticoncepcionais:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍 Emendar cartelas não faz mal, não acumula a menstruação não. A menstruação ocorre pela descamação da porção interna do útero, o endométrio, pela privação hormonal de alguns dias do ciclo. Então não tem nada produzido que fique acumulado.
📍 Emendar cartelas não ajuda a preservar os óvulos, nem piora a função do ovário também, pensando na menopausa. A reserva ovariana, a quantidade de óvulos da mulher e o funcionamento do ovário depende de questões genéticas e da idade da mulher. Ou seja, conforme envelhecemos, os ovários também!
📍A pílula pode ser um fator protetor para alguns tipos de câncer, como colorretal, endométrio e ovário. Quanto ao câncer de mama, pergunta muito comum, o que temos de evidência é que se houver aumento de risco é o mesmo de outros fatores, como obesidade e sedentarismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍Não são todas as pílulas que aumentam o risco de trombose, apenas as combinadas (aquelas que contém estrogênio + progesterona juntos). Importante lembrar que outros fatores te trazem este risco tanto quanto a pílula: fumar, o sobrepeso e até mesmo a gestação.
📍Algumas mulheres costumam suspender o uso da sua pílula por alguns meses, para “limpar o organismo dos hormônios”. Além de desnecessário, existem alguns riscos: gravidez não planejada, maior risco de tromboses nesse período, maior chance de escapes (sangramentos irregulares) no retorno do uso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acredito que as pílulas anticoncepcionais continuam sendo um bom método contraceptivo, mas é importante procurar um ginecologista que te ajude a conhecer todos os métodos contraceptivos disponíveis e te explique quais os prováveis efeitos colaterais e adversos, riscos e benefícios, taxas de falha de cada um e escolha junto com você o método que mais se adapta a suas vontades e seu estilo de vida.